Por que não estou nas redes sociais

- 2 mins

Screenshot

Outro dia, durante a semana acadêmica do meu curso, me inscrevi para falar na Lightning Talk (uma parte do evento destinado a trocarmos experiências com alguma tecnologia interessante ou simplesmente algo em que temos trabalhado, como pequenos projetos pessoais). Iria falar brevemente sobre o GitHub Pages e o Jekyll e, de repente, me peguei explicando o motivo central que me levou a criar um site pessoal: minha ausência nas redes sociais e minha vontade/necessidade de ter meu cantinho na Internet.

Recentemente terminei minha leitura de “Trabalho Focado: Como ter Sucesso em um Mundo Distraído”, escrito por Cal Newport, cientista da computação que atualmente pesquisa e leciona na Universidade de Georgetown. O título do livro é bem sugestivo, Cal fala da preocupante falta de habilidade que muitas pessoas têm de se concentrar em algo por um longo período de tempo e, como resultado, produzir algo realmente valioso e único, extraindo o melhor de si mesmo, de seu trabalho, sua vida familiar e projetos pessoais.

Newport deixa claro, nas páginas de seu livro, que não é contra as mídias sociais, mas que precisamos dar atenção ao uso que fazemos dela, avaliando seu real valor e, por fim, decidindo, em nível pessoal e profissional, se vale mesmo a pena mantê-las em nossas vidas. Cal argumente de forma inteligível, lógica e veemente, sobre valores e princípios fundamentais envolvidos não somente na utilização de redes sociais como o Facebook e o Twitter, mas também sobre nossos comportamentos, muitas vezes irrefletidos, frente à vida agitada e cada vez mais concorrida no mercado de trabalho e até na academia, por exemplo.

Eu, que já colocava em xeque o valor que dava a essas ferramentas online, abracei a ideia, convencido por seus argumentos, pesquisas e experiências pessoais e acabei por excluir todas as poucas contas que tinha em redes sociais. Tentei até ficar sem os famosos IMs, mas admito que não estou preparado pra isso ainda!

Estou relativamente no início dessa experiência, mas como muitos relatos por aí, já percebo as vantagens notáveis que há em se libertar desses ‘buracos negros de atenção’

Cal está escrevendo sobre outro tópico que me interessa muito e pretendo abordar em breve nesse blog, que é o minimalismo digital. Sobre isso, gostaria muito de recomendar dois episódios do Segurança Legal, um podcast sobre direito e tecnologia da informação que acompanho e gosto muito, deixo os links abaixo.

Finalmente, também recomendo muito o livro de Newport que, se não mudou minha vida, tornou mais fácil e enriquecedora e é exatamente esse o objetivo de Cal. Sou muito grato a ele por sua palavras libertadoras, uma espécie de oásis num mundo ansioso e distraído.

Episódios do Segurança Legal:

Minimalismo Digital

Ser, Ter e Parecer

Quit social media - Dr. Cal Newport

Giorgio Braz

Giorgio Braz

“As grandes coisas não são feitas por impulso, mas através de uma série de pequenas coisas acumuladas” - Vincent Van Gogh

rss podcasts facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora