Parece uma corrida de carros

- 9 mins

Screenshot

O que há de tão especial

Outro dia um amigo me perguntou: “Mas, o que há de mais pra ver numa corrida de carros?” E a pergunta não me pareceu soar como: “são só carros tentando ver quem chega na frente…” Assim como dizem sobre o futebol: “são só pessoas correndo atrás de uma bola…”. De qualquer forma, eu tinha tanta coisa pra falar, tamanha é a minha empolgação pelo esporte, só que não consegui descrever toda a atmosfera que envolve um final de semana de Fórmula 1 e deixar meu amigo com vontade de assistir. Eis aqui a minha solução, vou apresentar a você alguns dos elementos fascinantes da modalidade mais importante do automobilismo. Eu realmente espero que você fique com um gostinho de quero mais e busque portais especializados em Fórmula 1 e, é claro, vá assistir à próxima corrida!

Antes que você se pergunte, não, eu não sou ferrarista, mercedista ou torcedor exclusivo de uma equipe ou piloto em particular. Esse, na verdade, é um princípio que venho tentando manter e vou falar disso já, porque é um grande diferencial pra mim, como amante de Fórmula 1. Eu acompanhei o futebol de perto por muitos anos da minha vida. Tive um período de hiato, digamos assim e, recentemente, tinha voltado a assistir aos jogos e torcer pelo meu time. No futebol, pelo menos na minha experiência, ao torcer por um time, você fica tão preso e enviesado por ‘vestir a camisa’ que quando as coisas não vão bem, aquele momento passa a ser de frustração e sofrimento em vez de ser divertido. Até a rivalidade, no papo com amigos que torcem por outros times, é algo que pode gerar atrito, mesmo que você não queira… Enfim, eu percebi que o futebol me deixava mais triste do que alegre e decidi parar de acompanhar, assistindo apenas partidas casuais. Um tempo depois disso, nem me lembro o porquê, eu devo ter visto algo sobre a temporada de Fórmula 1 por começar, isso foi no começo de 2021. Eu me lembro de acompanhar os GPs há muitos anos e acho que só parei porque eu não tinha mais antena de TV em casa e teria de pagar um plano de TV por assinatura só pra isso. Sem chance! Mas, em 2021, a Band transmitiu todas as corridas online e de forma gratuita. Eu dei muita sorte! 2021 foi a melhor temporada em muitos anos, dizem os especialistas. E, ao acompanhar cada grande prêmio, voltei a sentir aquela sensação boa de acompanhar um esporte e esperar com ansiedade por cada final de semana de corrida da temporada.

Se você já conhece a modalidade vai achar um clichê se eu disser que, na Fórmula 1, cada mínimo detalhe importa e que cada milésimo de segundo faz a diferença. Pois bem, uma coisa é ouvir alguém falar e a outra é perceber isso em tempo real e notar cada um desse tantos detalhes e nuances com seus próprios olhos. Tudo é tão preciso que antes, durante e após as provas e treinos, são coletados e analisados, praticamente ao mesmo tempo, uma infinidade de dados de desempenho dos carros, pilotos, pneus, pistas, temperatura, clima e eu poderia escrever muitas linhas mais. Só das características relevantes sobre cada pneu do carro já daria pra fazer um documentário, e isso nem é um exagero! Depois de um tempo assistindo às provas, você nem vai perceber, mas estará tão envolvido com essas coisas que as duas horas de prova vão parecer quinze minutos.

Figura Rolex

Uma semana típica (com grande prêmio no domingo) começa com dois treinos livres na sexta-feira. O TL2 (treino livre 2) costuma ser onde as equipes testam as configurações mais próximas do dia da corrida. No sábado, nós temos o TL3 e, em seguida, a classificação, que é composta por três partes: Q1, Q2 e Q3. A classificação define o grid de formação para a corrida no domingo, ou seja, quem vai começar na frente de quem na hora da largada. O piloto mais rápido do Q3 será o Pole Position, o primeiro do grid de largada e, devo dizer, não é a corrida ainda, mas é bem emocionante. De qualquer forma, você talvez queira assistir apenas à corrida do domingo e tudo bem!

A atmosfera num domingo de corrida é algo bastante envolvente. Se você acompanhar a transmissão da TV Band, por exemplo, verá comentários dos especialistas e repórter de campo, direto do Paddock (lugar do autódromo onde ficam as equipes, diretores, engenheiros, etc.) e, logo antes do horário da corrida, você verá a apresentação oficial e temática da TV com a formação do grid, apresentação do circuito e várias outras estatísticas e dados relevantes para aquela prova. Aliás, a música tema da Fórmula 1 é composta pelo Brian Tyler, o mesmo grande compositor das trilhas sonoras de filmes como Homem de Ferro 3, Os Vingadores, Thor, entre muitos outros (veja aqui a lista completa). Quando der o horário, geralmente com um close no relógio Rolex gigante, os carros saem do grid para a volta de apresentação e aquecimento dos pneus. Sim, isso é necessário. Os pilotos precisam deixar os pneus na temperatura ideal, isso permite performar melhor na largada, garante a aderência dos carros na pista e tudo mais. Depois dessa volta, os carros se posicionam no grid novamente e esperam as luzes se apagarem. Aí é a hora da verdade e quando o show acontece. Eu não vou falar aqui sobre todos os outros aspectos, mas vou listar algumas dicas que vão melhorar sua experiência. Eu gostaria de ter encontrado essas dicas quando estava começando, mas posso dizer que, se você começar a acompanhar do zero, aos poucos você entenderá as regras e os elementos importantes. Até porque, os comentaristas na TV explicam, de forma mais didática, tudo isso conforme as coisas acontecem.

Aqui está o tema da Fórmula 1, regido por Brian Tyler.

SUGESTÃO: coloque os fones de ouvido, deixe o vídeo em tela cheia e mergulhe!

Então, vamos às dicas!

Entenda o básico

Nos bastidores…

Figura 2

Uma temporada de Fórmula 1 contém, na verdade, dois campeonatos em um, o de pilotos e o de construtores (as equipes e seus engenheiros). Tudo isso é organizado pela Formula One Group, um grupo de empresas que fazem o campeonato acontecer, de fato. Além disso, temos a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). É a FIA, por exemplo, que designa comissários e diretores de prova, o pessoal que cuida de cumprir todas as muitas regras da modalidade durante as sessões de treinos, classificatório e corridas (GP: Grand Prix, ou ainda, Grande Prêmio). Nesse vídeo, você pode ouvir, dos próprios pilotos, como funciona uma semana típica de F1, além de descobrir o significado de alguns termos técnicos usados na modalidade. Aliás, eu preparei uma playlist no YouTube com vídeos curtos (e alguns não tão curtos) explicando regras e curiosidades da Fórmula 1.

Interpretando dados e estatísticas

Durante as sessões de treinos, classificação e corrida, a F1 sempre exibirá um pacote gráfico com alguns dados básicos. Entre eles, estão o número da volta atual e o total de voltas da prova em andamento, classificação atual dos pilotos, nome e equipe de cada piloto, bem como o tipo de pneu usado e o intervalo de tempo de cada piloto em relação ao carro diretamente à sua frente (Figura abaixo).

Figura 3

Durante a transmissão, são exibidos, pontualmente, outros dados e estatísticas interessantes. Mas, não fique preocupado com nada disso no começo, você vai entendendo aos poucos o significado de cada coisa e a relevância delas para aquele momento.

DICA: Se você entende de ciência de dados, pode explorar os datasets da F1 com dados de campeonatos anteriores. Veja esse exemplo. Pode ser divertido aprender assim!

Com o tempo, você também vai querer entender melhor sobre as estratégias usadas pelas equipes. Isso fará parte da sua curiosidade e interesse à medida que digere como as coisas funcionam e, devo dizer, tem muuuita coisa legal pra explorar!

Antes e depois das provas, muito conteúdo é produzido para entreter e preparar os fãs. Talvez o maior exemplo dos últimos anos seja a série Drive to Survive da Netflix, que mostra a atmosfera dos profissionais, além de toda a parte política e administrativa das equipes. Você também encontrará documentários e, se quiser ir mais além, é possível assinar um pacote da F1 TV e assistir, por exemplo, corridas antigas e aprender sobre a história da modalidade.

O que há de bom por aí?

Por fim, quero recomendar alguns canais no YouTube que eu acompanho pra mergulhar ainda mais, com destaque para três. O primeiro é o AutoMotor por Reginaldo Leme. Antes de cada GP, ele faz um vídeo chamado de Pré-GP, onde você pode conhecer muito da história do autódromo e circuito daquela prova e até curiosidades da cultura local. O segundo canal é o No Paddock da F1 com a Ju. A Julianne Cerasoli é uma grande jornalista especialista em F1 e, na semana seguinte a cada prova, ela faz um vídeo no canal respondendo questões dos fãs (que ela recebe no Instagram). A Ju é maravilhosa e faz análises técnicas incrivelmente precisas, detalhadas e didáticas. Se eu tivesse que recomendar apenas um canal, seria o dela. O terceiro e último é o canal oficial da F1. Tem muita coisa boa lá, inclusive resumos com as sessões de treinos e classificações. Além dessas animações engraçadas com áudios do rádio das equipes durante as provas.

Divirta-se

É isso que eu queria compartilhar. Desejo muito que você tenha uma experiência tão boa quanto a que eu venho tendo com a Fórmula 1. Tenho duas dicas finais: [1] Converse com os amigos sobre F1, é impressionante, mas eu acabei descobrindo esse gosto em comum com alguns velhos amigos e também fiz novas amizades por causa do esporte. Pergunte o que eles estão achando da temporada, sugestões para o campeonato, piloto e equipe favoritos… [2] Baixe e sincronize o calendário da F1 no seu aplicativo de calendário favorito. Aqui você encontrará o arquivo oficial deles para o calendário do Google, Microsoft e Apple.

Figura 4

Finalmente, boas corridas pra você 🏎😎!

Giorgio Braz

Giorgio Braz

“As grandes coisas não são feitas por impulso, mas através de uma série de pequenas coisas acumuladas” - Vincent Van Gogh

rss podcasts facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora