Cafeína Compilada

Cafeína Compilada

- 3 mins

Nas férias de julho do ano passado (2017), sem muita pretensão, comentei com uma amiga de Computação sobre uma ideia que tive. Na época, não passava de uma daquelas ideias super empolgantes que passam pela sua cabeça, mas que no fundo você sabe não ter futuro. Bem, essa amiga gostou do insight e me encorajou a falar com um professor. Depois de colocar no papel e estruturar melhor a coisa, mandei um e-mail que foi respondido com mais rapidez do que eu esperava e, pra minha alegria, depois de trocarmos mais alguns e-mails naquele dia, meu professor marcou de falar pessoalmente comigo no início do semestre. As aulas voltaram e lá vou eu, todo empolgado, explicar com maiores detalhes a ideia de projeto pro meu professor.

Pouco mais de um mês se passou e já tinhamos uma equipe, equipamentos e um lugar super legal pra tocarmos o projeto. Escolhemos o nome: Cafeína Compilada! É sério, a animação do time era tanta que encontramos o nome no primeiro brainstorming que fizemos. Gravamos duas DEMOs no estúdio pra entrar no clima da coisa. Definimos quem seria o editor, o host (se você não conhece muito bem o mundo dos podcasts, o host é a pessoa que apresenta/conduz o papo), tinhamos reuniões semanais pra definição de pauta e mais a gravação presencial.

O Cafeína Compilada é um projeto de extensão da UTFPR-CM no formato de podcast em áudio. Seu objetivo é divulgar ciência, com foco na Computação, com uma linguagem simples e divertida

Gravar o Cafeína é um dos momentos mais especiais da minha semana, não é moleza definir um tema, fazer a pauta, pesquisar, preparar os equipamentos, gravar, editar, lançar, divulgar… Mas vale cada minuto! O time também passa horas muito divertidas no estúdio e, acho que falo por todos quando digo isso, a melhor parte é ouvir alguém dizer que nos ouviu e curtiu um episódio… Nada se compara a sentir que fez alguma diferença!

Resolvi escrever esse breve post aqui pra contar um pouquinho das minhas experiências com o projeto e, se você conhece o Cafeína Compilada, agora sabe um pouco mais sobre os bastidores e parte da nossa história, que está sendo construída. Se ainda não conhece, eis uma boa oportunidade! Pode acessar nossos episódios no SoundCloud e curtir nossa página no Facebook.

Pra finalizar, quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos às pessoas que têm me apoiado desde o início do projeto até hoje e sempre com muito carinho! Obrigado Thais Zorawski, por ter acreditado em mim e na ideia! Obrigado professor André Kawamoto, por ter tornado tudo possível e ser o melhor orientador do mundo! Obrigado Lucas Ribeiro, o primeiro do time a dizer SIM ao projeto! Obrigado Cláudia Sampedro, minha co-host que deixa as gravações sempre mais animadas e traz descontração aos episódios! Obrigado Edilson Costa, nosso especialista em podcasts, pelos feedbacks sinceros e pontuais que nos fazem crescer sempre! Obrigado professor André Luis Schwerz, por seu constante apoio e empolgação com nosso trabalho! E um obrigado muito especial ao Michel Gomes, meu amigo, parceiro e o editor mais sensacional que existe, por aceitar entrar nessa comigo, me animar quando a coisa não sai como esperávamos e por aguentar minha voz por horas e horas de edição até aqui! Valeu pessoal ( :

Listen on Apple Podcasts

Nossa história em imagens

Escolhendo o nome Screenshot

Reunindo o time Screenshot

Dia de gravação Screenshot

O Cafeína na mídia

Giorgio Braz

Giorgio Braz

“As grandes coisas não são feitas por impulso, mas através de uma série de pequenas coisas acumuladas” - Vincent Van Gogh

rss podcasts facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora