SARndbox
- 1 minO que é SARndbox
Do inglês: augmented reality sandbox, a SARndbox é uma caixa de areia de realidade aumentada, formada por um computador, Microsoft Kinect e um projetor, rodando softwares recomendados (todos open source). E claro, uma caixa de areia com montagem adequada.
O projeto original foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Davis. A aplicação utiliza realidade aumentada com uma exibição prática de caixa de areia para ensinar conceitos de Ciência da Terra. Permite ao usuário criar modelos topográficos modelando areia física. No campus da UTFPR em Campo Mourão, é usada para ensinar geografia e geomorfologia nos cursos Técnico Integrado em Informática e Engenharia Ambiental.
Na UTFPR-CM, o projeto teve seu início em 2015 como uma ação de extensão do curso Técnico Integrado em Informática, pelos alunos Diego Aguiar da Silva, André A.M. dos Santos e Victor Matheus Alfen. Após isso, com o Projeto Recursos Educacionais Abertos, foi elaborado um manual de apoio didático utilizando dispositivo de baixo custo para interfaces naturais com o apoio dos alunos de graduação Guilherme Castro Diniz (Ciência da Computação) e Anne Caroline S. Vaz (Engenharia Ambiental), orientados pelos professores André Kawamoto (DACOM) e Maristela Mozzomo (DAAMB).
Como funciona a caixa de areia
Software e hardware conversam entre si. O computador gera um mapa topográfico com base em informações da câmera do sensor Kinect e projeta essa imagem na superfície da areia em tempo real, refletindo quaisquer alterações na topografia. O software realiza cálculos para colorir a superfície de acordo com a elevação, que formam as projeções do relevo e as curvas de nível.