Declutter Digital de 30 dias: fase 1

- 6 mins

Screenshot

Concluí minha leitura de Minimalismo Digital, o mais recente livro de Cal Newport, meu escritor favorito de não-ficção, também autor do blog Study Hacks. Depois de escrever o best-seller Deep Work, que aborda mais o contexto profissional, Cal fala sobre a demanda dos leitores por algo dirigido à vida pessoal. Além do trabalho profundo, uma vida igualmente profunda e livre de tantos estímulos de baixa qualidade, muitas vezes responsáveis pela crescente e preocupante fonte de ansiedade nos dias de hoje.

Sobre a leitura, vou me limitar a dizer que é muitíssimo fluida e prazerosa. Se fosse dizer mais, o texto ficaria muito grande. Portanto, este post não se trata de uma resenha, mas sim em descrever o início do meu processo de declutter digital de 30 dias. Após esse período, escreverei outro post sobre a experiência. A seguir, listo e explico brevemente as etapas para iniciar e prosseguir com a limpeza digital e minhas estratégias personalizadas para aplicá-la nos próximos 30 dias.

1º Passo: Determinar tecnologias opcionais e procedimentos operacionais

Tecnologias opcionais: tecnologias que você pode se afastar, por pelo menos 30 dias, sem criar danos ou problemas importantes em sua vida profissional ou pessoal.

Procedimentos operacionais: especificam exatamente como e quando você usa determinada tecnologia. Isso permite manter alguns usos cruciais sem ter acesso irrestrito.

NOTA: Usarei a abreviação BPP para me referir aos blocos previamente programados, que são períodos do dia em que eu me permito ficar online.

2º Passo: redescobrir atividades e comportamentos que eu considero satisfatórios e significativos

Para isso, vou me esforçar em incluir na minha rotina várias práticas sugeridas no livro. A seguir, listo e descrevo brevemente cada uma das que selecionei para mim:

Práticas

Recuperando o lazer

Unindo forças em defesa da atenção

Finalmente, o objetivo desse declutter não é me abster das maravilhas que a tecnologia nos traz atualmente. Como estudante de Ciência da Computação, reconheço e aprecio muito o que essas ferramentas fazem por nós. Justamente por isso quero fazer o possível para usá-la totalmente a meu favor e não ser dominado por ela. Deixo aqui, uma citação do livro sobre esse aspecto importante:

“Comece a redescobrir do que você mais valoriza e gosta! No final dos 30 dias, terá mais claro na mente como usar a tecnologia como um meio para um fim e saberá quais são esses fins.” (Minimalismo Digital, por Cal Newport)

Giorgio Braz

Giorgio Braz

“As grandes coisas não são feitas por impulso, mas através de uma série de pequenas coisas acumuladas” - Vincent Van Gogh

rss podcasts facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora