Tomando notas com o método Zettelkasten
- 3 minsO Método Zettelkasten
Desenvolvido pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann, esse método é realmente funcional e, na minha opinião, encantador. Especialmente se você usar um software adequado. Luhmann, que viveu entre 1927-1998 não o implementou num software. Na verdade, ele fazia tudo de forma analógica. Os resultados dele são notáveis, tendo publicado dezenas de livros e centenas de artigos científicos.
De forma sucinta, “Luhmann usava gavetas de madeira para guardar fichas pautadas com suas ideias. Durante sua vida, o sociólogo acumulou 90 mil fichas. A parte mais importante, segundo ele, era criar conexões entre elas”, conforme descrito por Cesar Gaglioni em seu artigo para o NEXO1.
Em tradução literal, Zettelkasten significa “caixa deslizante” ou ainda “caixa de notas”. Eu poderia fornecer mais detalhes sobre como Luhmann se organizava analogicamente, mas você pode se aprofundar nisso, se desejar. Meu foco aqui é falar da implementação via software, estou apenas contextualizando brevemente a história do método e os benefícios impressionantes alcançados por seu criador.
Os Princípios do método
- Atomicidade: Ao criar uma nota, limite-se a um tópico apenas. Se você precisar de um sumário na nota, quer dizer que feriu esse princípio.
- Referências: Ao inserir informações que vêm de suas pesquisas online, por exemplo, não deixe de referenciar isso. De preferência, use links para os artigos, vídeos ou qualquer outra mídia que gerou o seu registro. Se está pesquisando para seu TCC ou uma publicação acadêmica futura, poderá até mesmo incluir a referência já respeitando as normas da ABNT.
- Links: Cite as notas correlatas do seu banco de dados. Você pode fazer isso em qualquer lugar da nota atual (dependendo do software), mas prefira manter um padrão, como no rodapé de suas notas.
Os aplicativos que implementam o método
Para isso, preparei um vídeo tutorial, porque considero mais útil mostrar como tenho trabalhado pessoalmente. Mas, antes de você ver o vídeo, essa é a lista de softwares que conheço e que dão suporte ao método Zettelkasten:
- Foam (Extensão para VS Code)
- Dendron (Extensão para VS Code)
- Zettlr
- Obsidian
- Roam Research
- Notion
- The Archive
IMPORTANTE: Tire um tempo para pesquisar sobre essas ou outras opções de software que encontrar, porque deve haver algum que se ajuste melhor às suas demandas. Por exemplo, se você deseja usar o método para produzir um texto científico, o Zettlr pode ser uma opção mais recomendada, já que ele possui integração com o JabRef e o Zotero (sistemas de referências bibliográficas, com suporte para arquivos BibTex).
É claro, você pode usar o método Zettelkasten para um objetivo muito específico, como organizar a bibliografia para um livro, artigo ou até para organizar seus pensamentos num diário pessoal. Pessoalmente, o uso que faço dele é mais abrangente e essa é a beleza do método, ele suporta todas essas abordagens. Você só precisa encontrar a melhor forma para as suas necessidades!
Créditos
Capa: Image courtesy of the author (CC BY-SA 4.0)