Meus podcasts favoritos

- 5 mins

Screenshot

Pensando nesses dias que estamos em casa e que, em algum momento, vamos procurar por boas opções de entretenimento, então que elas sejam de qualidade! Vou compartilhar alguns dos podcasts e episódios específicos que me fazem deitar na rede com uma boa xícara de café e desfrutar do conteúdo e companhia maravilhosa trazidos com todo carinho por esses hosts dedicados. Vamos lá?!

Começando com meus podcasts favoritos

Olhar pra lista dos podcasts que assino e ter de escolher os cinco favoritos atualmente, estava longe de ser uma tarefa simples, mas confesso que tive mais facilidade do que imaginei. As recomendações que vocês vão ver abaixo são de podcasts que acompanho há tempo suficiente pra dizer que valem cada minuto, podem confiar!

1. Escriba Café

Não sei bem como classificar esse podcast. Seria história? Storytelling? Sociedade e Cultura? Bem, isso é só um detalhe… Quando você mergulhar nas histórias narradas na voz imersiva de Christian Gurtner junto duma trilha e efeitos sonoros cuidadosamente escolhidos, nada mais vai importar. Um exemplo disso é o episódio Mary Celeste, que descreve todo o mistério envolto num bergantim mercante encontrado à deriva no Atlântico.

2. Radiofobia Classics

Em ‘hiato’ há uns meses, o Classics, é produzido e narrado por Léo Lopes, um dos maiores nomes brasileiros quando o assunto é podcast. Cada episódio do Classics é uma viagem onde você vai conhecer a história de sua banda favorita e até as curiosidades de composição. Os episódios estão organizados em blocos alternados entre discografia e a história do artista ou banda. Num instante você escuta o Léo contando algo sobre aquela canção incrível e no outro você a ouve. É uma aventura e tanto!

3. Idiomus

Essa é uma ótima opção caso você não queira ler o livro todo, ou queira uma resenha mais completa antes de comprá-lo. O Idiomus produz resumos pontuais sobre livros de desenvolvimento pessoal. Já ouvi resenhas de leituras que fiz e também já comprei um livro depois de ouvir um episódio. Super recomendo!

4. Autoconsciente

Um podcast sobre saúde mental que trata de temas bastante sensíveis com reflexões profundas e ponderadas. Pra você ouvir naqueles momentos mais difíceis quando bate a ansiedade ou estresse do dia a dia.

5. Naruhodo

Produzido por Ken Fujioka e Altay de Souza, é uma verdadeira pérola da podosfera brasileira! Eles respondem perguntas curiosíssimas usando a boa e velha ciência. Naruhodo é uma palavra japonesa cuja expressão significa algo como: “faz sentido…” Foi no episódio #97 que aprendi qual o melhor lugar para se sentar numa sala de aula.

Finalizando com meus episódios favoritos

Você vai notar que o Radiofobia Classics acabou por ser o único podcast deste post a ser mencionado entre os podcasts e episódios favoritos. Mas não é coincidência. Fiz isso pra aumentar ainda mais as suas opções. Na verdade, a melhor forma de descobrir novos podcasts é ouvindo podcasts.

1. Café Brasil - Bohemian Rhapsody (Revisitada)

Talvez este seja o meu episódio favorito de todos, não sei… O que sei é: ele é de arrepiar, de tirar o fôlego… Ele é de emocionar! A voz de Luciano Pires e uma edição magistral te colocam dentro da música do Queen e todas as suas nuances, quase que literalmente. Depois de ouvir-lo, você nunca mais vai ver o processo criativo da mesma forma!

Ouça aqui, à partir do minuto 6:55
ou sua versão curta no Cafezinho #120.

2. Radiofobia Classics – Bee Gees

Provavelmente minha banda favorita. Composta pelos irmãos Gibb, que iniciaram sua carreira na Austrália, os Bee Gees são aquela banda que, se você acha que não ouviu falar, é porque não se lembra das cenas bastante comuns nos filmes e séries da vida onde algum personagem canta um dos incontáveis sucessos deles. Esse episódio do Classics é pra matar a saudade!

Ouça aqui

3. Hipsters Ponto Tech - Cafezinho Hipster

Meus amigos vão chegar nesse trecho da leitura e exclamar: “aah, mas é claro, ele tinha que falar de café! Pois é, aceitem! Esse episódio foi o responsável por me fazer amar cafés especiais. Até já escrevi um post sobre isso. O curioso é lembrar de visualizar a duração desse episódio e pensar comigo: “Wow! Como esses caras arranjaram assunto pra falar de café por tanto tempo!? Bem, digamos que hoje eu considere ele bem curtinho. Só ouvindo pra entender… hahahaha

Ouça aqui

4. Como começar a ouvir música clássica

Esse episódio foi uma grata surpresa que encontrei aleatoriamente navegando no meu aplicativo agregador. E que bom tê-lo encontrado, ele mostra os contextos que temos contato com a música clássica sem nem perceber. Fala sobre os compositores clássicos e contemporâneos, os subgêneros da música clássica e, é claro, dá dicas não só de como ouvi-la, mas também para começar a gostar dela. É fenomenal!

Ouça aqui

Cafeína Compilada - Linguagens: Mudando sua forma de ver o mundo!

Eu simplesmente não posso deixar de falar sobre esse episódio. É sim o episódio que mais gostei de fazer nos tempos de Cafeína, mas também o considero especial. A ideia começou com algo clichê: falar sobre o aprendizado de idiomas. Não que isso seja super batido na nossa podosfera, mas queríamos fazer algo único e, conversando com meu amigo e co-host, Darlan Andrade, bolamos algo bem mais interessante. Convidamos a queridíssima Vanessa Sehaber e o resultado foi esse episódio memorável em que mais aprendi do que ensinei. Ele também é um dos mais ouvidos dentre os episódios do Cafeína. Espero que vocês gostem tanto quanto eu!

Ouça aqui

Giorgio Braz

Giorgio Braz

“As grandes coisas não são feitas por impulso, mas através de uma série de pequenas coisas acumuladas” - Vincent Van Gogh

rss podcasts facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora