Lembre-se de tudo, a qualquer lugar, hora e de forma eficiente!
- 2 minsÉ isso o que promete o Anki (memorizar, em japonês). Trata-se de um aplicativo multiplataforma, que usa a técnica de repetição espaçada para aprender, bem… Qualquer coisa! Quer aprender um novo idioma, estudar para as provas, memorizar nomes, lugares? O Anki pode ser um recurso e tanto pra isso.
Nele, você cria ou usa bancos de dados prontos de perguntas e respostas que vão funcionar como flash cards (cartões de memorização). Seu uso é simples e intuitivo. Você escolhe um “baralho”, uma coleção de perguntas e respostas sobre o conteúdo desejado e, à medida que os cards com perguntas aparecem na sua tela, você tenta responder mentalmente. Em seguida, você lê a resposta e escolhe opções que aparecem embaixo do card com a melhor descrição do quanto você se esforçou para lembrar daquilo. Por exemplo: aparecerão opções como ”fácil”, ”difícil” e “médio”. É importante escolher a melhor opção, porque o programa calcula quanto tempo você deverá voltar a revisar aquele conteúdo. Se foi fácil, o algoritmo aumentará o intervalo para a próxima revisão e assim por diante. É genial!
Screenshot da interface da versão web 1
Um dos recursos mais interessantes são os gráficos gerados que ajudam no acompanhamento do ritmo de estudos.
Screenshot da interface da versão web 2
Gosto de estudar para disciplinas mais teóricas por cadastrar esses cards no meu aplicativo de desktop. Embora a interface não seja moderna e a ação de cadastrar e editar os cards não seja muito amigável no começo, você logo pega o jeito. Além do que, você vai passar mais tempo lendo do que criando seus “baralhos”.
Existem versões para Windows, Linux, Mac, iPhone e Android. Se gostou da ideia, vale muito a pena experimentar!