Uma palavra contra a frustração

- 2 mins

Screenshot

Em algum momento, você já deve ter se deparado com estatísticas, rankings e listas com os povos mais felizes do mundo. Os dinamarqueses costumam estar entre os protagonistas e eu começo a entender o por quê.

No segundo semestre de 2018, a Associação Dinamarquesa de Bibliotecas escolheu Pyt como a palavra favorita do país, sendo que a mais conhecida hygge, nem aparece entre as primeiras da lista. O dinamarquês está longe de ser considerado um idioma bonito, mas a pronúncia de Pyt pode ser descrita como agradável, leve e otimista. Mas, afinal de contas, qual o significado dessa palavra tão amada por eles?

Pyt não tem uma tradução direta para outros idiomas. Podemos entender seu significado como: ‘não se preocupe’ ou ‘não ligue pra isso’. Ela é usada pelos dinamarqueses em situações cotidianas que geram estresse ou irritação, mas que não temos controle sobre isso, sendo que, remoer o ocorrido só gera mais frustração. Então, Pyt é uma maneira de dizer pra si mesmo ou pra alguém próximo que você escolhe ‘deixar ir’, não permitir que aquilo te aborreça mais, já que sua vida não vai ser prejudicada. Mais do que pronunciar por hábito ou convenção, Pyt acaba por ter um efeito psicológico benéfico, gerando bem estar.

O efeito positivo da palavra é tão evidente que seu conceito é ensinado às crianças nos primeiros anos escolares. Não raro, é possível encontrar nas salas de aula um botão de plástico vermelho com a palavra escrita. As crianças são incentivadas a apertá-lo sempre que ficam frustradas por algo. “O botão pyt é genial. Não funciona para todas as crianças, mas, para algumas delas, é ótimo. A ação de pressionar um botão físico parece ajudá-las a limpar suas mentes e a seguir em frente”, relata uma professora da cidade de Hammel.1

Screenshot

É claro que nem toda situação é adequada para o uso da expressão, não podemos encará-la como uma desculpa para fugir dos problemas (quando eles realmente precisam da nossa atenção e energia), então o discernimento se faz necessário. Fazendo as devidas ressalvas, pra mim, Pyt é um exemplo perfeito de mindset, quando ajustamos nossa disposição mental para encarar algo de forma positiva. Não sou dinamarquês e nunca convivi com a cultura do país, mas quero muito incorporar essa palavra no meu vocabulário!

No início desse ano, tive o privilégio de gravar esse podcast com meu amigo Darlan Andrade e nossa querida professora Vanessa Sehaber, onde conversamos, com muito entusiasmo, sobre o poder que as linguagens têm de mudar a nossa visão de mundo, recomendo muito que você ouça como complemento a este texto.

Agora, quando se confrontar com uma situação estressante, tente perceber se isso realmente é importante, senão, siga o exemplo dos dinamarqueses!

Aah… se você ficou curioso com a pronúncia da palavra, pode matar a curiosidade nesse vídeo de poucos segundos.

Giorgio Braz

Giorgio Braz

“As grandes coisas não são feitas por impulso, mas através de uma série de pequenas coisas acumuladas” - Vincent Van Gogh

rss podcasts facebook twitter github gitlab youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora quora